O POINT-TO-POINT PROTOCOL (PPP)


Anterior: 7- A Camada de Enlace de Dados

Próximo: 9- Automação da Negociação de Opções


8- Operação do Enlace PPP

8.2- Exemplo de Operação do Enlace PPP [6]

Considerando um usuário típico se conectando a um provedor de serviços da Internet para tornar um PC doméstico um host temporário da Internet (vide figura). Primeiro o PC chama o roteador do provedor via modem. Depois que o modem do roteador atender ao telefone e estabelecer a conexão física, o PC enviará ao roteador um série de pacotes LCP no campo de carga útil de um ou mais quadros PPP. Esses pacotes, e suas respostas, selecionam os parâmetros do PPP a serem utilizados.

Quando tudo isso estiver corretamente definido, uma série de pacotes NCP será enviada para configura a camada de rede. Em geral, o PC executa uma pinha de protocolos TCP/IP e, portanto, necessita de um endereço IP. Como não há endereços de IP suficientes, normalmente cada provedor da Internet obtém um bloco de endereços e, em seguida, atribui dinamicamente um endereço a cada PC recém conectado durante a sessão de login. Se tiver n endereços IP, um provedor poderá ter até n máquinas conectadas simultaneamente, mas sua base total de clientes poderá estar muito acima desse número. O NCP para o IP é utilizado na atribuição de endereços IP.

Nesse momento, o PC passará a ser um host da Internet e poderá enviar e receber pacotes IP, da mesma forma que os hosts conectados fisicamente. Quando o usuário terminar, o NCP será utilizado para desativar a conexão da camada de rede e liberar o endereço IP. Em seguida, o LCP será utilizado para encerrar a conexão da camada de enlace de dados. Finalmente, o computador solicitará que o modem desligue o telefone, liberando a conexão física.


8- Operação do Enlace PPP

8.3- O Diagrama de Fases

8.4- A Semântica do Diagrama de Fases

Próximo: 9- Automação da Negociação de Opções


Voltar ao início