Filtros adaptativos
Filtros adaptativos são filtros temporais discretos que tem seus coeficientes ajustados ao longo do tempo para acompanhar as mudanças no sistema onde são utilizados reduzindo o sinal de erro medido a partir do sensor.Em um sistema de controle acústico ativo, filtros adaptativos podem ser aplicados de um modo simples usando o microfone de detecção como entrada, a saída como sinal para o alto-falante. Durante a operação do sistema, o filtro é continuamente ajustado para fazer a saída do alto-falante cancelar o ruído acústico, minimizando deste modo o sinal de erro no microfone. A interpretação desta implementação é a obtenção dos coeficientes para os quais o meio tenha transmissão zero, isto é, qualquer sinal que entre no meio não conseguirá passar pelo alto-falante de atuação. A atualização destes coeficientes em tempo real impedem que o resíduo realimente o sistema, criando uma microfonia e desestabilizando o sistema.
A eficiência do cancelamento está relacionada com a qualidade do ajuste do meio, e com a velocidade de variação da freqüência do ruído.
Tais filtros são programáveis por um algoritmo numérico que realiza um processo de otimização de acordo com uma figura de mérito especificada. O trabalho em filtragem adaptativa envolve o estudo de algoritmos e de estruturas de filtragem de forma a melhorar o desempenho dos sistemas adaptativos existentes.
Retornar para Principal