Conclusão

Porque usar JPEG?

Existem duas boas razões para fazer seus arquivos de imagem menores, e para armazenar 24 bits de cores por pixel ao invés de oito.

Criar arquivos de imagens menores é uma grande vantagem para transmitir os arquivos através de redes e para arquivar coleções de imagens. Um JPEG pode facilmente proporcionar compressão da ordem de 20:1 em dados de cores. Se você estiver comparando GIF e JPEG a taxa de compressão é usualmente 4:1.

Entretanto, é mais demorado decodificar e visualizar uma imagem JPEG do que visualizar uma imagem com formato mais simples como o GIF. Logo usar JPEG é essencialmente uma negociação entre tempo e espaço. Você perde algum tempo para poder armazenar ou transmitir uma imagem mais barato. Porém devemos notar que quando efetuamos transmissões por rede a economia de tempo na transferencia de um arquivo bem menor poderá ser maior que o tempo necessário para descomprimir o arquivo.

A segunda fundamental vantagem do JPEG é que ele armazena informações de cores completas (full color): 24 bits por pixel, ou dezesseis milhões de cores. GIF também largamente usado na rede somente pode armazenar oito bits por pixel (256 ou menos cores). GIF é razoavelmente compatível com os monitores de baixo custo. Muitos PCS não podem mostrar mais do que 256 cores distintas ao mesmo tempo. Porém os hardwares "full color" estão ficando mais acessíveis e as fotos JPEG mostram-se muito melhores que os GIFS nestes equipamentos.

Dentro de alguns anos GIF provavelmente estará obsoleto para imagens de alta resolução, além do que JPEG é muito mais útil do que GIF para a troca de imagens entre pessoas com uma grande variedade de hardware por que ele evita o preconceito de quantas cores usar.

Muitas pessoas tem medo do termo "compressão com perdas". Porém quando usado para representar cenas do mundo real nenhum formato de imagem digital pode reter todas as informações que chegam aos seus olhos. Comparativamente, com cenas do mundo real, JPEG perde muito menos informações do que GIF. A real desvantagem da compressão com perdas é que se você repetitivamente comprimi e descomprimi uma imagem, você perde um pouco mais de qualidade a cada vez. Esta é uma séria objeção para algumas aplicações mas não incomodam em nada para muitas outras.