O POINT-TO-POINT PROTOCOL (PPP)


Anterior: 11- Opções de Configuração LCP

Próximo: 13- Bibliografia


12- Considerações Finais

Diante do exposto nos itens anteriores observa-se que o PPP é uma técnica para a transmissão de dados e controle de linha que oferece uma substancial melhoria em relação ao antigo protocolo SLIP.

Como um protocolo recente e seguindo as características do HDLC, o PPP não utiliza caracteres de códigos para a delimitação dos blocos e supervisão da troca de mensagens. Em vez disso, tanto as mensagens de texto com as de supervisão são envelopadas em um quadro (frame), delimitado por uma configuração de bits especial chamada flag.

Os elementos de procedimentos que compõem esse protocolo são definidos especificamente em termos das ações que ocorrem nas estações remotas ao receber comandos.

Os implementadores desse protocolo utilizaram a característica básica do HDLC, isto é, ser uma base comum para a implementação de diferentes tipos de procedimentos de controle (conforme a norma ISO/DIS 4335) adaptando-o à necessidades intrínsecas da troca de mensagem na Internet.

Seguindo o princípio básico de todos os protocolos definidos pelas RFC’s, o PPP evoluiu significativamente desde sua recomendação inicial, isto é, a RFC 1334, tendo também sido melhorado nas RFC’s 1662 e 1663. Isto demostra grande versatilidade e flexibilidade, que são condições fundamentais para o sucesso de um protocolo de enlace de dados na Internet e que tem tido um uso tão intensivo como o PPP.


Próximo: 13- Bibliografia


Voltar ao início